Roberto Alban

Roberto Alban Galeria de Arte

Fundada em 1989, em Salvador, a Roberto Alban Galeria de Arte tinha como objetivo difundir a Arte Moderna baiana e brasileira.

Em abril de 2013, a Galeria, dirigida por Cristina e Roberto Alban, inaugura seu novo espaço e com ele a sua nova proposta, difundir e promover a produção de arte contemporânea brasileira.

A nova sede da galeria com área de 1500m² , divididos em três pavimentos, foi especialmente projetada para receber exposições de diversas linguagens artísticas, destacando-se a sala de exposição principal com 140m² e pé direito de 8m, um espaço de acervo de 100m² e uma área ao ar livre para esculturas de grande porte e instalações.

Nesse novo momento, a Galeria atua com artistas renomados da arte contemporânea brasileira, como Raul Mourão, Elizabeth Jobim, Luiz Hermano, Gabriela Machado, além de incentivar a divulgação de artistas contemporâneos baianos, como Willyams Martins e Vinícius S.A. Nosso objetivo é divulgar tais trabalhos perante as instituições, os colecionadores, os curadores e o publico em geral ,através da realização de exposições individuais e coletivas além da iniciativa de participar das principais feiras de arte.

Para abertura do espaço, em 18 de abril de 2013, realizou-se a exposição coletiva Aproximações Contemporâneas, cujo texto de apresentação foi produzido pelo historiador e crítico de arte Paulo Venâncio Filho, com obras dos artistas Gabriela Machado, Elizabeth Jobim, Luiz Hermano, Maria Lynch, Paulo Whitaker, Raul Mourão, Alexandre Mury, Willyams Martins e Vinicius S.A.

Sabemos da importância de se inaugurar um ponto de inflexão sobre a arte contemporânea no nordeste. Ao mesmo tempo, nosso objetivo é proporcionar espaço e visibilidade para a arte contemporânea, promovendo o intercâmbio de artistas, curadores, críticos e colecionadores para que haja troca, circulação e produção de arte contemporânea para além do eixo sul/sudeste do Brasil.