Roberto Alban

Gabriela Machado

Rio de Janeiro, 1960
Vive e trabalha no Rio de Janeiro


http://www.gabrielamachado.com.br

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula em 1984, Gabriela Machado também estuda gravura, pintura, desenho e teoria da arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.

Gabriela participa em 1994 da 1ª Bienal Nacional da Gravura, São Paulo. Expõe no MAM - Rio de Janeiro - Exposição coletiva, “Novas Aquisições” da Coleção Gilberto Chateaubriand em 1998. Realiza a exposição “Os Jardins de Lisboa” na Instituição Carpe Diem em Lisboa, em 2011. Em 2012, no Paço Imperial, a sua exposição Cadência ocupa três salas.

Em 2008, foi contemplada com o Prêmio Marcantonio Vilaça em aquisição coletiva da Fundação Ecco em Brasília, e em 2009 inaugurou a exposição “Doida Disciplina” com curadoria de Ronaldo Brito na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e na mesma instituição em São Paulo. No ano de 2010 foi ganhadora do Prêmio Mostras de Artistas no Exterior, do Programa Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo.

As obras de Gabriela Machado estão presentes em importantes coleções brasileiras como as de Gilberto Chateaubriand, José Mindlin, George Kornis, João Carlos Figueredo Ferraz, Charles Cosac, Fundação Castro Maya, Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, Centro Cultural Cândido Mendes e Fundação Catarinense de Cultura (MASC). Recentemente suas obras também podem ser vistas na Fundação ECCO e no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte.