Roberto Alban

Maria Lynch

Rio de Janeiro, 1984
Vive e trabalha no Rio de Janeiro


http://www.marialynch.com.br

Maria Lynch nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, em 1981 onde vive e trabalha. Formada pela Chelsea College of Art and Design, Londres, onde concluiu pós- graduação e mestrado em 2008.

Entre suas principais exposições estão, ‘The Jerwood Drawing Prize’ com itinerância por Londres e outras cidades da Inglaterra, 2008.

‘Nova Arte Nova’ no CCBB, RJ e São Paulo, 2008. No mesmo ano Maria foi  artista convidada para o ‘Salão Paranaense’, Curitiba, 2009.

e apresentou a performance ‘Incorporáveis’ no Oi Futuro e no SESC 24 Horas, Pier maua, RJ. Em 2010, foi convidada para a exposição coletiva  na Galeria IBEU e foi contemplada com o Prêmio Marcantônio Vilaça, Funarte com exposição no MAC de Niteroi. Em 2011 participou da 6º Bienal de Curitiba, VentoSul.

Em 2012 apresentou a instalação ‘Ocupação Macia’ no Paço Imperial, RJ e realizou a performance ‘Incorporáveis’ no MAM, RJ. Foi convidada para fazer a residência artística na Bordalo Pinheiro, Portugal e no mesmo ano a expor Barbican na exposição coletiva creative Cities, Olimpíadas de Londres, 2012 e exposição individual na galeria Marília Razuk em São Paulo, Brasil.

Em 2013 foi contemplada com a bolsa do Itamaraty para uma residência em Lima (2014).  Foi comissionada para fazer uma obra para a Fundação Getúlio Vargas, na nova sede do Flamengo. Nesse ano lançou seu livro pela Cosac Naif, intitulada ‘Desenhos’. Em 2014 Fez a residência artística RU em Nova Iorque. Dentre algumas exposições que fez em Nova Iorque un dos destaques é a exposição individual coma curadora Sarah Crown chamada, Time Is Never Past Nor Present

No momento realiza residência artística em NY, na Residence Unlimited e se prepara para expor na Store Front for Art and Architeture.

A artista tem obras em importantes coleções, como o Museu de Arte Contemporânea Niterói, Brasil, Centro Cultural Candido Mendes, Rio de Janeiro, Brasil, Committee for Olympic Fine Arts 2012 , London, UK, Coleção Gilberto Chateubriand, Brasil/MAM-RJ, Rio de Janeiro, Brasil, Ministério das Relações Exteriores – Palácio do Itamaraty, DF, Brasil, Fundação Getúrlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil.