Roberto Alban Galeria

Artistas Artista

Josiltom Tonm

Objetos sólidos invisíveis

Eduardo Boaventura

Ao aceitar o desafio de escrever sobre o trabalho de TONM, a primeira dificuldade, como conhecedor de sua obra - vasta, profícua, múltipla, dinâmica, etc., etc., etc. – é: Por onde começar? Tomei a decisão de expor o que penso sobre os últimos trabalhos, objeto da presente exposição.

A madeira e a escultura de Josiltom Tomn

Almandrade

Na solidão do atelier, distante do burburinho da cidade, Josiltom Tonm, ocupa o tempo de sua estadia no mundo, coletando retalhos, amostras, sobras de madeira para em seguida fazer associações livres entre os achados, até encontrar uma lógica para o acaso e acrescentar à existência, uma estética.

A madeira e a escultura de Josilton Tonm

Almandrade

Na solidão do atelier, distante do burburinho da cidade, Josilton Tonm, ocupa o tempo de sua estadia no mundo, coletando retalhos, amostras, sobras de madeira para em seguida fazer associações livres entre os achados, até encontrar uma lógica para o acaso e acrescentar à existência, uma estética.

Tonm

Francisco Antônio Zorzo

Os Trabalhos de Josilton Tonm soam a uma enorme brincadeira. São objetos construídos por um mestre de oficina de marcenaria delirante. Um exemplo de um trabalho desse artista: 42 pecinhas de madeira compondo uma escultura pêncil. Outro exemplo: 3 chapas de ferro recortadas e furadas, obtidas por obra do acaso, que soldadas compõem a figura de uma coruja.