Roberto Alban Galeria

Conversa tranquila na Praia da Paciência

Paulo Whitaker

Exposição07/Novembro até 07/Dezembro, 2013

Primeira individual com obras inéditas do artista plástico paulista Paulo Whitaker na Roberto Alban Galeria de Arte em novembro

A mostra Conversa Tranquila na Praia da Paciência conta com 21 telas do artista, em exposição de 08 de novembro a 07 de dezembro de 2013.

A obra de Paulo Whitaker desafia o próprio universo da pintura e a composição tradicional de seus elementos: cores, formas, manchas, linhas, planos que não têm o compromisso de representar o mundo; alfabetos que não se deixam decodificar. Sua pintura põe em cheque os limites entre abstração e figuração e convida o público para uma conversa mais intrigante do que tranquila. Apenas diante de sua pintura, ao vivo, os olhos mergulham em toda sua matéria, mas nunca atingem o fundo do seu mistério. Segundo o próprio artista:

"A espinha dorsal do que é hoje o meu trabalho vem de 1989, quando criei um alfabeto próprio de formas e conteúdos. Desde então as minhas construções e formas vêm se desenvolvendo. É como se fosse a criação de uma música instrumental, por exemplo".

É a primeira vez que Salvador recebe uma mostra significativa do trabalho pictórico de Paulo Whitaker (São Paulo, 1958), com 22 óleos sobre tela que refletem sua produção atual. O artista já vem sendo exposto, premiado e elogiado pela crítica em diversos lugares do Brasil e do mundo. Além de integrar o acervo de diversas coleções privadas e públicas, como o Instituto Cultural Itaú e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Whitaker foi prêmio de aquisição da Pinacoteca de São Paulo neste ano de 2013 e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC- USP) em 1993, através do Prêmio Gunther de Pintura. Também em 2013, outra obra do artista é doada ao acervo do MAC-USP a partir da escolha de seu atual diretor, Tadeu Chiarelli.

Paulo Whitaker tem tido uma presença expressiva no cenário nacional desde a década de 80, afirmando-se internacionalmente como um dos expoentes do abstracionismo brasileiro. Participou da 3ª Bienal do Mercosul (2001) em Porto Alegre, da 25ª edição da Bienal Internacional de São Paulo (2002) e da Biennale de Montreal (2007) no Canadá. Ainda na década de 90, foi artista residente na Alemanha (E-Werk Freiburg) e duas vezes no Canadá (Plug In e The Banff Centre for the Arts). Sua obra despertou a merecida atenção de nomes importantes da crítica e curadoria brasileira e internacional.

A mostra possibilitará ao público baiano conhecer melhor a obra de Paulo Whitaker, que já havia participado da exposição inaugural da Roberto Alban Galeria de Arte no início de 2013. Ao trazer a Salvador mostras inéditas de artistas contemporâneos do eixo sul e sudeste e, ao mesmo tempo, dar visibilidade à arte contemporânea da Bahia, a Roberto Alban busca interferir nas dinâmicas do cenário de arte – apostando na formação do público, fortalecimento do mercado de arte e valorização do artista local. Essa questão também foi comentada por Paulo Whitaker: "Conheço artistas contemporâneos baianos como Marepe, Almandrade, Willyams Martins, Vinícius S.A., e outros tantos, e fico muito feliz com esse crescimento em quantidade e qualidade das obras. Destaco aqui o papel fundamental da Roberto Alban Galeria de Arte. Tenho certeza que este espaço vai ampliar a participação dos artistas baianos no mapa nacional e internacional dos grandes eventos de arte.”.

Paulo Whitaker 
O artista plástico vive e trabalha em São Paulo. Pintor e desenhista, Paulo Whitaker formou-se em Educação Artística na Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - Udesc/SC, em 1984. Com uma sólida carreira nacional, suas obras estão em acervos de importantes instituições e museus como: Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC/USP, Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC/PR, Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado - MAB/Faap e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Entre diversas exposições, participa 25ª edição da Bienal Internacional de São Paulo, em 2002. Entre 1991 e 1992, foi artista residente no Plug In, em Winnipeg, no Canadá, em E-Werk Freiburg, na Alemanha, e, em 1999, no The Banff Centre for the Arts, também no Canadá. Naquele mesmo ano participou da exposição Arte Contemporânea Brasileira sobre Papel no MAM, em São Paulo, e, em 2001, participou da 3ª BIENAL DO MERCOSUL em Porto Alegre. Já em 2007, ele participou da Biennale de Montreal, no Canadá.  Paulo Whitaker recebeu, em 1993, o Prêmio Gunther de Pintura do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e, em 1998, no VI Salão Nacional Victor, o Grande Prêmio no Museu de Arte de Santa Catarina.

Sobre a Roberto Alban Galeria de Arte

Fundada em 1989, em Salvador, a Roberto Alban Galeria de Arte tinha como objetivo difundir a arte moderna baiana e brasileira.

Em abril de 2013, a galeria, dirigida por Cristina e Roberto Alban, inaugura seu novo espaço e com ele sua nova proposta: difundir e promover a produção de arte contemporânea brasileira.

A nova sede da galeria, com área de 1500m², divididos em três pavimentos, foi especialmente projetada para receber exposições de diversas linguagens artísticas, destacando-se a sala de exposição principal com 140m² e pé direito de 8m, um espaço de acervo de 100m² e uma área ao ar livre para esculturas de grande porte e instalações.

Neste novo momento, a Galeria atua com artistas renomados da arte contemporânea brasileira, como Raul Mourão, Elizabeth Jobim, Luiz Hermano, Gabriela Machado, além de incentivar a divulgação de artistas contemporâneos baianos, como Willyams Martins e Vinícius S.A. O objetivo é promover esses trabalhos frente a instituições, colecionadores, curadores e o público em geral, através da realização de exposições individuais e coletivas, além da inserção nas principais feiras de arte.

Para abertura do espaço, em 18 de abril de 2013, realizou-se a exposição coletiva Aproximações Contemporâneas, com texto de apresentação assinado pelo historiador e crítico de arte Paulo Venâncio Filho e obras de Gabriela Machado, Elizabeth Jobim, Luiz Hermano, Maria Lynch, Paulo Whitaker, Raul Mourão, Alexandre Mury, Willyams Martins e Vinicius S.A.

Sabemos da importância de se inaugurar um ponto de inflexão sobre a arte contemporânea no nordeste. Ao mesmo tempo, nosso objetivo é proporcionar espaço e visibilidade para a arte contemporânea, promovendo o intercâmbio de artistas, curadores, críticos e colecionadores para que haja troca, circulação e produção de arte contemporânea para além do eixo sul/sudeste do Brasil.

Serviço

Exposição Conversa Tranquila na Praia da Paciência – Paulo Whitaker

Coquetel para Convidados
Data e horário: 07 de novembro, às 20h

Aberta ao público
Período: 08 de novembro a 07 de dezembro de 2013
Local: Roberto Alban Galeria de Arte - Rua Senta Pua nº 53, Ondina / Salvador / BA
Funcionamento: de segunda à sexta, das 10 às 19h / sábado, das 10h às 13h
Entrada Gratuita
Telefone: 71 3243-3982
www.robertoalbangaleria.com.br

 

Informações para a Imprensa
Texto & Cia Comunicação e Marketing - (71) 3341-2440
João Barreto (71) 9314-6893 / Joao@textoecia.com.br
Felipe Zamarioli (71) 9704-9587 / Felipe@textoecia.com.br
Roberta Rodrigues (71) 9613-7106 / roberta@textoecia.com.br
Monique Melo: (71) 9982-8806 / monique@textoecia.com.br