Roberto Alban Galeria

Deste lugar entre meio-dia e duas da tarde

Guilherme Dable

Abertura 10/Outubro

Exposição10/Outubro até 10/Novembro, 2014

Horário de visitaçãosegunda a sexta, 10h às 19h
sábado, 10h às 13h

Guilherme Dable mostra sua arte em Salvador

Exposição ocupa a Roberto Alban Galeria a partir de 9 de outubro
O artista plástico gaúcho Guilherme Dable, um dos expoentes das artes visuais contemporâneas do Rio Grande do Sul, faz sua primeira exposição em Salvador a partir do dia 9 de outubro (abertura), ficando em cartaz até 10 de novembro na Roberto Alban Galeria, em Ondina. Dable trabalha com formas geométricas em carvão e acrílica, traduzindo o desejo confesso de abstração diante de um mundo sobrecarregado de imagens. Seus trabalhos são reconhecidos pela crítica e já integram importantes coleções, como a de Gilberto Chateaubriand, a do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre outras.

A mostra em Salvador tem um título, no mínimo, intrigante: “Desse lugar entre meio-dia e duas horas da tarde”. A exposição reúne trabalhos em pinturas numa perspectiva que revela o criativo equilíbrio do artista entre a forma e a cor na apreensão dos flagrantes do seu cotidiano. “Dable mantém os olhos atentos para as conformações da paisagem, daquela mais larga, em que as linhas dos edifícios cortam a linha do horizonte, até aquela mais doméstica, que diz respeito, por exemplo, do jeito como a cadeira se encaixa na mesa”, escreve o crítico Eduardo Veras.

Ao apresentar a mostra, o crítico, curador e estudioso das artes visuais, Guilherme Bueno, enfatiza o papel do desenho nas telas de Dable: “A linha que corre os planos num momento serve para cercar uma área a ser pintada; noutro, delimita a superfície já pintada. Ela se esvai assim do mero caráter projetivo atribuído ao desenho, conferindo-lhe antes um valor de eixo para articular a relação entre esses planos, porém fazendo-o pela anulação de uma estrutura “imediata” de figura e fundo”, diz.

Reoganizando o mundo
Revelando paisagens, o artista gaúcho aposta num conceito muito particular de abordagem da realidade. Como ele mesmo confessa, o seu trabalho é a maneira que encontrou para “ um reorganizar interno do mundo”. Das caminhadas que faz pelas cidades que se encontra, anotando o que vê em cadernos, fotografando coisas, ele constrói repertório para alimentar o seu ateliê de criações.

“Meu trabalho não tem uma figuração explícita, ele alude à cidade, mas na verdade essas anotações sobre a arquitetura, as observações sobre como a luz incide nas coisas pela rua ou como a refração da luz altera a percepção, por exemplo, do que tenho dentro do ateliê em determinada hora do dia, servem como uma espécie de desculpa pra trabalhar, pra mexer com os materiais, pra achar alguma maneira de dialogar com essa experiência quando vou pra frente do suporte”, explica o artista.

Trajetória
Gaúcho de Porto Alegre, nascido em 1976, Guilherme Dable é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Poéticas Visuais. Seus trabalhos estão hoje espalhados pelo mundo. Já participou de coletivas internacionais – em Londres e Nova Iorque, por exemplo – e realizou seis individuais no país, em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife (PE).

Em 2009, conquistou as suas primeiras premiações, entre as quais é destaque a seleção no Rumos Artes Visuais 2011-2013, maior mapeamento da produção artística brasileira, organizado pelo Itaú Cultural. O último reconhecimento ocorreu em 2013 com a conquista do cobiçado Premio Marcantonio Vilaça, concedido pela Funarte. Além disso, Dable tem seus trabalhos integrando importantes coleções, como a Gilberto Chateaubriand/ Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; a Fundação Vera Chaves Barcellos, de Porto Alegre e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

Serviço
Mostra: Desse lugar entre meio-dia e duas horas da tarde
Abertura: 9 de outubro, às 20 horas
Visitação: 10 de outubro a 10 de novembro (segunda a sexta, 10h às 19h; sáb, 10h às 13h)
Local: Roberto Alban Galeria
Endereço: Rua Senta Pua, 53 Ondina Tel. 3243-3982/ 3326-5633


Assessoria de Imprensa
Companhia de Comunicação
Tels: 3247-5851/88921119 (Antonio Moreno)