Roberto Alban Galeria

Olhares transversos: fotografia e fotógrafos

Coletiva

Abertura 21/Março

Exposição21/Março até 30/Abril, 2019

Horário de visitaçãosegunda a sexta, 10h às 19h
sábado, 10h às 13h

Fotografia contemporânea é alvo de mostra na Roberto Alban Galeria

A ideia é dar visibilidade a fotógrafos de Salvador que trabalham com novas e diferentes perspectivas de interpretação do real.

Cresce e se fortalece em Salvador uma vertente contemporânea da criação fotográfica, que flerta com a experimentação e busca novos e diferenciados olhares da realidade. Pensando nisso, a Roberto Alban Galeria promove a mostra Olhares Transversos: fotografia e fotógrafos. A ideia é dar espaço e visibilidade aos fotógrafos locais que desenvolvem, com seus trabalhos, diferentes técnicas, suportes e processos. A exposição poderá ser visitada pelo público entre 21 de março e 22 de abril.

Como curador da mostra, o fotógrafo e professor de Fotografia da Escola de Belas Artes Edgard Oliva procurou reunir novos artistas e outros já conhecidos do público, que personificassem com seus trabalhos uma proposta de inquietude artística. Dez foram os escolhidos: Adelmo Santos, Eriel Araújo, Gil Maciel, Karla Brunet, Patrícia Martins, Péricles Mendes, Renata Voss, Rosa Bunchaft, Rodrigo Wanderley e Tom Correia. Além deles, o próprio Edgard Oliva comparece com alguns trabalhos, criando uma ponte entre o papel de curador e seu lado artista/fotógrafo, que apresenta imagens produzidas tendo como única iluminação a lua cheia.

"Os fotógrafos/artistas desta mostra são criadores de visualidades voltadas para a atualidade e a emergência dos fatos, do tempo que proporciona transversalidades, fazeres e modalidades estéticas com indagações a partir do corpo pensante", resume Oliva no texto de apresentação da mostra. Em outras palavras, o curador quis compartilhar com o público aquilo que considerou, em seus contatos e pesquisas, um diferencial de qualidade e vigor criativo.

Desta forma, há imagens extraídas de uma câmera feita de papelão, outras provenientes de películas vencidas, outras criadas a partir de fotogramas criados em laboratórios, outras transferidas para placas de cimento, outras ainda produzidas numa "mixagem" entre a imagem e a representação gráfica do som. O resultado dessas experimentações flerta com o conceito de extrema criatividade, como ressalta Edgard Oliva, observando que "os olhares são múltiplos, e não se repetem, dai a riqueza do conjunto a que chegamos".

Segundo o curador, a mostra proporcionará ao público a visão de "uma vertente da fotografia que existe, sim, na Bahia; vem crescendo e tem sua força no olhar diferenciado de artistas singulares, que testam novos suportes, experimentam novas ideias e buscam o diálogo com o contemporâneo ".

Serviço
Mostra: Olhares Transversos: fotografia e fotógrafos
Abertura: 21/03/2019, às 20 horas
Visitação: 22/03/2019 a 22/04/2019 (segunda a sexta, 10h às 19h; sáb, 10h às 13h)
Local: Roberto Alban Galeria
Endereço: Rua Senta Pua, 53, Ondina
Tel. 3243-3982/ 3326-5633